Campus
 
Notícias
 
ESTALEIRO: UM BALANçO
17 Dez 2012 share:

Share on FacebookShare on Twitter

Estaleiro: 24 meses de programação cultural

Organizado como o evento cultural contínuo, o Estaleiro foi um projeto especial da Curtas Metragens CRL (a equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema há vinte anos) e iniciou-se em janeiro de 2011. Pretendeu ser uma plataforma contínua de programação cultural, estruturada em diferentes eixos: Animar, Campus, Cinema Expandido e Concertos. Durante estes cerca de dois anos, o Estaleiro produziu diversos filmes, organizou workshops a masterclasses (tanto para um público infantil como para um público universitário), montou, entre outras, as exposições “Mundo Aardman” e “Stereo”, e proporcionou diversos concertos na cidade de Vila do Conde.

Foram 24 meses de atividade direcionados para o desenvolvimento regional, afirmação das potencialidades dum sector, o cinema e o audiovisual, focada na região norte e na cidade de Vila do Conde através do apoio e incentivo à criatividade e à produção artística, criando saber, formando equipas, postos de trabalho sazonais, participando dum esforço tão revitalizador quanto necessário para a economia local e por isso incentivador de novas oportunidades de negócio e de trabalho em rede a partir de Vila do Conde.

Durante estes dois anos foram muito os momentos especiais.

(Clique para ver mais)

 
APRESENTAçãO DE "É O AMOR", DE JOãO CANIJO
16 Dez 2012 share:

Share on FacebookShare on Twitter

           

No último dia do Estaleiro foi apresentada a nova longa-metragem de João Canijo: "É o Amor (Obrigação)". O filme é a versão longa de "Obrigação", uma curta-metragem apresentada em julho e produzida no âmbito do Campus/Estaleiro. O filme desenvolve-se à volta das mulheres que vivem nas Caxinas.

 
OS DIAS DO FIM: ESTALEIRO TERMINA EM FESTA
10 Nov 2012 share:

Share on FacebookShare on Twitter

           

Nos dias 12 e 15 de dezembro, o Estaleiro termina as suas atividades com um conjunto de concertos e sessões de cinema. É o culminar de um projeto que durou dois anos e que revolucionou a vida cultural de Vila do Conde e da região do Porto. Estes últimos dias apresentam concertos com Father John Misty e We Trust+Best Youth; e ante-estreia mundial da nova longa-metragem de João Canijo, para além da apresentação de todos os filmes produzidos no Estaleiro.

 

Father John Misty / We Trust + Best Youth a 12 de dezembro no Teatro Municipal de Vila do Conde

Culminando um longo período com grandes concertos em Vila do Conde – entre outros, passaram pelo Teatro Municipal bandas como Young Marble Giants, Tinariwen, Twin Shadow, Rodrigo Leão ou Arto Lindsay – o final do Estaleiro proporcionará um dia com grandes concertos: Father John Misty e a apresentação em Vila do Conde da tour “There must be a place" das bandas portuguesas We Trust e Best Youth.

Father John Misty é o novo alter-ego do músico americano Josh Tillman, ex-baterista do Fleet Foxes e com vários discos também editados a solo. Com este novo projeto, o músico tem sido catapultado na cena do folk rock, sobretudo depois da edição do álbum “Fear Fun”, apresentado em maio deste ano, com o selo da Sub-Pop.

As bandas We Trust + Best Youth apresentam-se no espetáculo original “There Must be a Place”, onde músicas dos dois grupos são tocadas em conjunto. Os We Trust e os Best Youth surgiram em 2012 no panorama nacional e logo atingiram os tops de algumas das principais rádios nacionais. Foram consideradas duas das bandas revelação em Portugal e conseguiram ainda algum destaque internacional. Marcaram também presença nos principais festivais portugueses.

 

Sessões de cinema com os filmes Estaleiro e ante-estreia mundial da nova longa-metragem de João Canijo

Durante o Estaleiro, foi desenvolvido o programa Campus, no contexto do qual foram produzidas várias curtas-metragens, encomendadas a realizadores relevantes do panorama nacional, a quem se impôs duas condições: filmar com estudantes na sua equipa técnica; e abordar aspetos relevantes da região. Também no âmbito do projeto Stereo, foram produzidos seis filmes para o contexto da galeria Solar, juntando seis duplas de criadores (cada dupla era formada por um cineasta/artista visual e um músico).

Depois da estreia mundial destes filmes no Curtas Vila do Conde 2011 (no caso do Stereo) e no Curtas Vila do Conde 2012 (no caso dos filmes Campus), no final do projeto Estaleiro serão projetados todos os filmes a 15 de dezembro.

Também no mesmo dia será apresentado, em ante-estreia mundial, a nova longa-metragem de João Canijo, um prolongamento do filme realizado para o projeto Campus (a curta-metragem Obrigação). Este novo filme é composto por material não utilizado e investiga, a fundo, a vida das mulheres das Caxinas.

+info em Agenda.

 

 
RODAGEM DO PROJETO DE GONçALO TOCHA
26 Set 2012 share:

Share on FacebookShare on Twitter

           

Já está em fase de rodagem a sexta produção Campus/Estaleiro. É um filme de Gonçalo Tocha, rodado nas praias de Vila Chã, sobre as mulheres pescadoras. Mais uma vez, a equipa técnica do realizador é constituída por alunos de escolas de cinema e audiovisual da área do Porto. Em julho deste ano foram apresentadas as primeiras quatro produções, realizadas por Luís Alves de Matos, João Canijo, Graça Castanheira e Pedro Flores. Entretanto, também já terminou a rodagem do filme de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

 

Gonçalo Tocha é uma das mais recentes revelações do cinema português depois de ter apresentado, em 2011, o documentário "É na Terra, Não é na Lua", sobre a ilha do Corvo, nos Açores. Antes também se tinha estreado, em 2007, com "Balaou".

 
 
Destaque
 
  • estaleiro tv
 
 
Concerto : Dead Combo   Concerto : Young Marble Giants
Filme Campus : Obrigação : João Canijo Filme Campus : A Rua da Estrada : Graça Castanheira
 
Comentários Estaleiro TV
 
Muito curioso para ver o resultado final. Lá estarei durante o festival.
@ Joao Neves há 5 anos atrás
Gostei muito do espectáculo, Parabens pela iniciativa!
@ Pedro Vieira há 5 anos atrás
grande concerto
@ Joao Luis há 5 anos atrás