Campus
 
Notícias
 
MASTERCLASS LAURENTIU DAMIAN
8 set 2011 share:

Share on FacebookShare on Twitter

Quarta-feira, 14 de Setembro : 15:00 - 18:00
Auditório ESMAE : Teatro Helena Sá e Costa : Porto


Uma masterclass integrada na programação do Campus, do projecto Estaleiro (http://estaleiro.curtas.pt/), um evento anual da Curtas Metragens CRL. Realizada com apoio do Instituto Cultural Romeno.

A nova vaga do cinema romeno tem conquistado o mundo cinematográfico nos últimos anos, com um conjunto de autores jovens que nos trouxeram filmes desejosos de um confronto com o real. Nesta masterclass, o cineasta e professor Laurentiu Damian vem desmistificar a nova geração, integrando-a num movimento maior do cinema romeno das últimas décadas. Também mostrará a importância que a Universidade das Artes do Teatro e Cinema (UNATC) “I.L. Caragiale” de Bucareste tem na formação destes cineastas. Abordando os autores mais reconhecíveis desta nova vaga - entre os quais: Cristi Puiu, Cristian Mungiu, Corneliu Porumboiu, Adrian Sitaru, etc - Damian procurará estabelecer linhas temáticas e cinematográficas que estes autores personificam, mostrando como os seus olhares são, afinal, uma necessidade histórica e social na Roménia actual.

Laurentiu Damian é professor catedrático da Universidade das Artes do Teatro e Cinema (UNATC) “I.L. Caragiale” de Bucareste e foi de 1999 a 2007 Vice-Reitor desta universidade. É autor de uma extensa obra teórica, mas também de mais de 70 documentários, com os quais venceu vários prémios internacionais.

 

ENTRADA LIVRE

 
 
Destaque
 
  • estaleiro tv
 
 
Concerto : Dead Combo   Concerto : Young Marble Giants
Filme Campus : Obrigação : João Canijo Filme Campus : A Rua da Estrada : Graça Castanheira
 
Comentários Estaleiro TV
 
Muito curioso para ver o resultado final. Lá estarei durante o festival.
@ Joao Neves há 12 anos atrás
Gostei muito do espectáculo, Parabens pela iniciativa!
@ Pedro Vieira há 12 anos atrás
grande concerto
@ Joao Luis há 12 anos atrás