FREQUENTLY ASKED QUESTIONS
 
O QUE é O ESTALEIRO?
O Estaleiro é um projecto de formação e programação cultural (que cruzam áreas tão diversas como o cinema, a música e as artes visuais) a decorrer na cidade de Vila do Conde e que está dividido em quatro programas: ANIMAR, CAMPUS, CINEMA EXPANDIDO e CONCERTOS. O Estaleiro pretende ser um pólo de criatividade, incluindo criadores e público em momentos de forte programação cultural.
QUEM é O RESPONSáVEL PELO ESTALEIRO?
O Estaleiro é um projecto da Curtas Metragens CRL, Cooperativa de Produção Cultural, entidade responsável, há quase 20 anos, pelo Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. A Curtas Metragens CRL também programa a Solar – Galeria de Arte Cinemática, desenvolve um serviço educativo que resultou no projecto anual ANIMAR e promove o cinema português no estrangeiro através da Agência de Curta Metragem.
QUANDO DECORRE O PROJECTO?
O Estaleiro tem início em 14 de Janeiro de 2011, com o concerto dos Clã e decorrerá até Julho de 2012, com acontecimentos contínuos, desde exposições, sessões de cinema, ateliers e concertos.
EM QUE LOCAIS ACONTECE A PROGRAMAçãO DO ESTALEIRO?
O Estaleiro foi projectado para Vila do Conde e ocupará o palco privilegiado da cidade: o Teatro Municipal de Vila do Conde. Também os espaços culturais da cidade – a Solar, o Centro de Memória – serão centrais ao desenvolvimento do projecto. Mas o Estaleiro decorrerá em muitos outros locais, desde escolas dos vários ciclos até ao ensino superior, em diversas cidades do Norte de Portugal.
O QUE PODEREI VER DURANTE ESTES MESES?
Neste acontecimento cultural contínuo será possível usufruir de diversos eventos, desde workshops, ateliers e masterclasses, até exposições e sessões de cinema. Todos os meses, haverá também um momento de celebração: os Concertos no Estaleiro, que serão o palco para várias bandas nacionais e internacionais.
COMO PODEREI PARTICIPAR?
Para além dos concertos, das exposições e das sessões de cinema, que serão abertos ao público em geral, haverá vários acontecimentos específicos para determinados públicos: workshops e ateliers para crianças (e para pais); workshops em contexto escolar; workshops e masterclasses para alunos do ensino superior; e até a produção de filmes no contexto das licenciaturas e mestrados da área do audiovisual.
O QUE é O ANIMAR?
O programa ANIMAR é o resultado de uma experiência contínua da Curtas Metragens CRL na educação para as imagens em movimento. No interior do Estaleiro, este programa pretende potenciar a oferta formativa para alunos dos vários ciclos de ensino. O programa ANIMAR acredita que a formação audiovisual é determinante para a evolução criativa e pessoal das crianças e adolescentes.
COMO PODE O MEU FILHO PARTICIPAR?
Durante os meses do Estaleiro, serão continuamente anunciados vários workshops, ateliers e outros projectos dedicados ao ensino audiovisual. O Estaleiro iniciará com o “Disco Voador”, projecto dos Clã de música infantil, no qual está incluído um concerto para crianças. Está, também, já prevista a Exposição Aardman, em Março, que será momento fundamental para o ensino do cinema de animação.
A MINHA ESCOLA ESTá INTERESSA EM COLABORAR COM O ESTALEIRO. É POSSíVEL?
O Estaleiro e o programa ANIMAR desenvolvem já, desde há vários meses, programas de ensino localizado em várias escolas do Norte de Portugal (através de workshops ou o projecto do ensino pela criatividade). A sua escola pode aderir ao projecto ou pode marcar visitas guiadas às exposições.
O QUE é O CAMPUS?
O programa CAMPUS é o momento para a formação audiovisual no ensino superior. Com a parcerias de várias universidades portuguesas e galegas, o CAMPUS promoverá workshops e masterclasses com nomes fundamentais do cinema contemporâneo (nacionais e internacionais). Destes encontros surgirão também possibilidades para realizar filmes na cidade de Vila do Conde (de alunos no ensino superior coordenados pelos convidados do Estaleiro).
QUANDO DECORRE O CAMPUS?
O programa decorrerá em vários momentos de 2011.
COMO POSSO SABER QUAIS OS WORKSHOPS/MASTERCLASSES QUE VãO ACONTECER?
O site do Estaleiro será o local privilegiado para conhecer as novidades do CAMPUS.
SOU ESTUDANTE NA áREA DO AUDIOVISUAL. POSSO PARTICIPAR NO CAMPUS?
O CAMPUS é um programa desenvolvido em parceria com as universidades. Haverá momentos dedicados aos alunos dessas universidades, mas haverá workshops e masterclasses abertas ao público em geral.
O QUE é O CINEMA EXPANDIDO?
O programa CINEMA EXPANDIDO é um momento de programação do Estaleiro dedicado às mostras e sessões de cinema que traduzam o ambiente de efervescência cultural do projecto. Estes programas serão desenvolvidos através do cruzamento de áreas diferentes, como o cinema, a música e as artes visuais. Será também no CINEMA EXPANDIDO que decorrerão as mostras de cinema resultantes dos programas educativos ANIMAR e CAMPUS.
QUANDO ACONTECE O PROGRAMA CINEMA EXPANDIDO?
O CINEMA EXPANDIDO também decorrerá em contínuo no Estaleiro. O seu primeiro momento de programação será a exposição STEREO. A programação restante será anunciada ao longo do tempo no site do Estaleiro.
COMO POSSO PARTICIPAR?
O programa CINEMA EXPANDIDO é um momento por excelência para o público em geral e os seus acontecimentos serão continuamente divulgados no site.
O QUE SãO OS CONCERTOS NO ESTALEIRO?
O programa CONCERTOS no Estaleiro é o momento de celebração do projecto e acontecerão a um ritmo mensal, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
QUAIS SãO AS BANDAS QUE ACTUARãO NESTES CONCERTOS?
Este programa promete ser ambicioso nos concertos que promoverá, trazendo a Portugal bandas de renome internacional que possam ser novidade para o público português.
 
Destaque
 
  • estaleiro tv
 
 
Concerto : Dead Combo   Concerto : Young Marble Giants
Filme Campus : Obrigação : João Canijo Filme Campus : A Rua da Estrada : Graça Castanheira
 
Comentários Estaleiro TV
 
Muito curioso para ver o resultado final. Lá estarei durante o festival.
@ Joao Neves há 5 anos atrás
Gostei muito do espectáculo, Parabens pela iniciativa!
@ Pedro Vieira há 5 anos atrás
grande concerto
@ Joao Luis há 5 anos atrás